“Happiness is like a butterfly; the more chase it, the more it will elude you, but if you turn your attention to other things, it will come and sit softly on your shoulder..”. (Thoreau)
28 julho 2010
Convenção sobre os Direitos da Criança
1989 – ano em que a Declaração dos Direitos da Criança fez 30 anos e a ONU aprovou a “Convenção sobre os Direitos da Criança”.
Esta Convenção é um tratado internacional que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais - de todas as crianças, bem como as disposições para que sejam aplicados. Os seus artigos podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
- os direitos à sobrevivência
- os direitos relativos ao desenvolvimento
- os direitos relativos à protecção
- os direitos de participação
A UNICEF ( United Nations Children’s Fund) , a única organização mundial que se dedica especialmente às crianças e que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário