09 agosto 2010

EXPO 98

Gil - mascote oficial da EXPO 98

A Expo 98 realizou-se na zona oriental da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo, entre 22 de Maio e 30 de Setembro de1998.

Subordinada ao tema «Os Oceanos, um Património para o Futuro», no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, contou com a participação de cerca de 150 países.

Os visitantes tiveram à disposição um espaço amplo e bem planeado, com espaços públicos e infra-estruturas funcionais e muito agradáveis. A harmonia geral do conjunto e o tratamento dos espaços exteriores ficou a dever-se ao arquitecto português, Manuel Salgado.

A nível arquitectónico foram projectados :
Pavilhão de Portugal, concebido por Siza Vieira; Oceanário, da autoria do norte-americano Peter Chermayeff; Pavilhões do Conhecimento dos Mares e o da Utopia, com a sua forma, misto caranguejo gigante e nave espacial, concebidos pelos arquitectos portugueses Carrilho da Graça e por Regino Cruz, de parceria com o gabinete norte-americano Skidmore, Owings e Merril, respectivamente. O Pavilhão do Futuro foi um projecto de Paula Santos, Rui Ramos e Miguel Guedes.
Todo este vasto conjunto arquitectónico partilhou o espaço com os pavilhões internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário